Dificuldades escolares e a história de Sérgio Vaz
Você sabia que o poeta Sérgio Vaz passou por dificuldades escolares? Leia essa postagem e saiba um pouco mais sobre sua superação!
No dia 19/10/2010 o poeta Sérgio Vaz foi convidado da nossa escola para uma “live” com toda Equipe escolar e Professores.
Nesse encontro ele expôs brevemente seus posicionamentos e opiniões sobre artes, poesia, escola, formação dos estudantes, a importância da arte na periferia (localização da minha escola), entre outros assuntos. Além disso, ele também nos contou um pouco sobre sua história e trajetória.
Enfim, foi uma reunião memorável. Pois, além das lindas homenagens que recebemos pelo dia dos Professores, tivemos o privilégio da ilustre presença do Poeta Sérgio Vaz.
Mas por que estou escrevendo este post se o título fala de dificuldades escolares?
Primeiramente, para quem não sabe, Sérgio Vaz, em suas próprias palavras, não se encaixava no modelo de “aluno padrão”. Afinal, não tinha bons conceitos e seu comportamento não era dos melhores, como ele mesmo comenta.
No III Seminário de Recuperação de Aprendizagens do ano de 2020, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo ele era um dos convidados e, em tom descontraído, disse que certamente seria um aluno do Projeto de Apoio Pedagógico (Recuperação).
Essas palavras, vindo de um grande poeta da atualidade, o fez receber uma merecida salva de palmas com todos os presentes “em pé”, afinal esse é o público dos Professores de Apoio Pedagógico.
Não há vergonha em admitir nossas fraquezas, e ver a vitória desses estudantes não tem preço.
Agora pense um pouco nesse relato e em nossas crianças com dificuldades de aprendizagem
Afinal, eles e elas podem ir além do que você ou a sociedade espera. Enfim, podem não ser os
melhores estudantes comparado aos outros, ou ao padrão que esperamos.Mas, isto não quer dizer que eles não podem te surpreender ou que não possuem seus dons e capacidades.
Debaixo de todas as exigências que fazemos há um ser humano, que necessita ser valorizado e compreendido.
Professor Elias – Apoio Pedagógico
Leia também: Dificuldades escolares: Uma pequena reflexão
A próxima vez que você olhar para um aluno ou aluna com dificuldades lembre-se deste pequeno relato, afinal, neste exato momento, você pode estar olhando para os futuros artistas, poetas e pensadores do nosso país!
“Autodidata, aprendi a sofrer por conta própria, e aprendi também que é possível construir o universo longe da universidade, só que demora mais, quando não se tem asas para voar.“
a) Lição de casa se aprende na escola.
b) O Professor é aquele que confecciona asas. E voa junto.
c) Ensinar é regar a semente sem afogar a flor.
D) Quem faz lição de casa colhe castelos.
Poeticamente falando, todas as alternativas estão corretas.
Autoria: Sérgio Vaz
Fonte:“Literatura, pão e poesia” Global Editora
Algumas de suas principais obras:👇
Literatura, Pão e Poesia: História de um povo Lindo e Inteligente
Gostou do conteúdo? Então deixe seu comentário.
Assine o Blog e receba todas as novidades em seu email!