o incrivel exercito de brancaleone

O Incrível Exército de Brancaleone é um filme italiano de comédia dirigido por Mario Monicelli, lançado em 1966. A trama se passa na Idade Média e segue as aventuras de um cavaleiro chamado Brancaleone, interpretado por Vittorio Gassman.

Veja nesta postagem o resumo desta obra e ao final assista ao filme completo dublado em português.

Sumário

O incrível exército de Brancaleone RESUMO

Logo na abertura é perceptível o gênero do filme: comédia. No desenrolar, percebe-se que o filme faz uma paródia a Dom Quixote de La Mancha, do espanhol Miguel de Cervantes, e que você pode baixar gratuitamente neste link:

Seu contexto histórico é a Baixa Idade Média (séc. XI ao XIV), época em que se inicia a crise do sistema feudal.

O filme começa com um grupo de amigos pobres, maltrapilhos e esfomeados, que roubam um pergaminho. O judeu do grupo vê uma forma de lucrar com a situação, dando indícios do início do pensamento capitalista que posteriormente derrubou o feudalismo.

Este pergaminho dá ao seu possuidor o título de posse de um feudo. Mas, como são servos, necessitam de um cavaleiro para tomar posse desta terra. 

Recorrem assim a Brancaleone, um cavaleiro que faz uso de seu título, mas está falido morando em uma cabana. Nestas cenas iniciais vê-se retratada a importância da hierarquia medieval da época, onde títulos eram tão importantes quanto a própria situação financeira. 

E, durante o filme, repetidas vezes cavaleiros se apresentam mencionando seus títulos de descendência nobre, demonstrando o status que tais títulos representavam.

Seguindo em sua jornada, Brancaleone e seu grupo se deparam com um cavaleiro (um bizantino apresentado como aproveitador, pois depois quis enganar a própria família) e, como determinavam os costumes da cavalaria medieval, precisavam duelar para seguirem viagem.

Em determinado momento, encontram um feudo e o invadem, depois descobrem que este está tomado pela peste, terrível pandemia que assolou a Europa. Ficam todos desesperados até que encontram um grupo de fiéis, que representam a força do teocentrismo Cristão vigente na época, e os seguem com a promessa de cura para eles. 

Nesse contexto, a promessa de uma luta com propósito santo, em defesa da fé, representava o propósito das Cruzadas, lutar em nome de Deus buscando riquezas, prestígio e a salvação da alma.

Em outro trecho do filme eles se deparam com bárbaros saqueadores, que representavam um perigo constante, e Brancaleone cede ao apelo de uma donzela e a salva. Porém, esta está prometida, e seu tutor, à beira da morte, menciona o código de honra da cavalaria, por ser obrigação dos cavaleiros protegerem as donzelas e preservarem sua pureza. 

Porém, o bizantino refém do grupo quebra este código, e mesmo sendo um cavaleiro, abusa da donzela. O que anula o casamento diante dos dogmas católicos determinados pela Igreja.

Mais a frente, em outro trecho, este mesmo bizantino reencontra seus familiares, retratados como maus, ao negarem o pagamento do resgate, se mostrando sem compaixão ou amor pelo próprio filho.

Quando chegam ao seu feudo são bem recebidos, pois representavam a salvação contra a invasão dos sarracenos, que logo em seguida invadem Aurocastro (as guerras são amenizadas pelo clima de comédia do filme). 

Porém, todos são salvos por uma tropa da cavalaria, e quem está ao comando é o verdadeiro dono das terras. Brancaleone e seu grupo são condenados à morte, mas, mais uma vez, como demonstração da força da Igreja, são salvos por terem lutado nas cruzadas.

Resenha

O filme é uma sátira social que aborda temas como a hipocrisia da nobreza, a influência histórica da Igreja, a brutalidade da Idade Média e a busca por um ideal inatingível. 

Ele mistura humor irreverente com crítica social, e é aclamado por sua inteligência e originalidade, tornando-se um clássico do cinema italiano.

O incrivel exercito de Brancaleone

Personagens

Esses são os principais personagens do filme O Incrível Exército de Brancaleone, cada um contribui de maneira única para a história e para o humor sarcástico característico da obra.

Brancaleone (interpretado por Vittorio Gassman)

Brancaleone é o protagonista e líder do grupo. Ele é retratado como um cavaleiro nobre, porém decadente, que busca restaurar sua honra e reputação. Brancaleone é corajoso, mas muitas vezes ingênuo e propenso a cometer erros. Sua determinação em alcançar Aurocastro o leva a liderar seu exército de desajustados em uma jornada cheia de desafios.

Tartaglia (interpretado por Gian Maria Volonté)

Tartaglia é um monge que se junta ao grupo de Brancaleone. Ele é retratado como um homem sábio e astuto, mas também tem seus próprios interesses egoístas. Tartaglia muitas vezes serve como conselheiro espiritual e estratégico para Brancaleone, fornecendo orientação moral e tática durante a jornada.

Cavalier Gaspare di Fossombrone (interpretado por Carlo Pisacane)

Gaspare é um cavaleiro que se torna parte do exército de Brancaleone. Ele é caracterizado por sua arrogância e vaidade, mas também por sua lealdade ao grupo. Gaspare representa o estereótipo do cavaleiro nobre da Idade Média, embora sua bravura muitas vezes seja questionável.

Pecorino (interpretado por Folco Lulli)

Pecorino é um guerreiro deficiente que se une ao grupo de Brancaleone. Ele é retratado como um homem robusto e determinado, apesar de sua limitação física. Pecorino é frequentemente usado como alívio cômico devido às suas dificuldades em acompanhar o ritmo do grupo, mas sua coragem e lealdade são inquestionáveis.

Eccli (interpretado por Adolfo Celi)

Eccli é um poeta que se junta ao grupo de Brancaleone. Ele é retratado como um homem sensível e intelectual, frequentemente perdido em seus próprios devaneios poéticos. Eccli fornece um contraponto humorístico ao grupo com suas observações sarcásticas e perspicazes sobre a situação em que se encontram.

poster do filme exercito de brancaleone
Pôster do Filme O Incrível Exército de Brancaleone

Ficha técnica de O incrível exército de Brancaleone

  • Título do Filme: O incrível exército de Brancaleone
  • Título original: L’armata Brancaleone (em português: O Incrível Exército de Brancaleone )
  • País de origem: Itália
  • Direção: Mario Monicelli
  • Gênero: Comédia
  • Ano: 1966
  • Elenco: Adolfo Celi, Beba Loncar, Luigi Proietti, Stefania Sandrelli, Vittorio Gassman
  • Duração: 115 minutos
  • Roteiro: Agenore Incrocci, Mario Monicelli, Furio Scarpelli
  • Música original: Carlo Rustichelli
  • Edição: Ruggero Mastroianni
  • Na Itália recebeu prêmio de melhor fotografia, melhor figurino e melhor trilha sonora.
  • Fez muito sucesso tanto na Itália como na Europa, que em 1970 ganhou uma continuação chamada Brancaleone nas Cruzadas

O incrível exército de Brancaleone FILME COMPLETO

Junte-se a nós!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade

Sobre o Autor

Prof. Elias
Prof. Elias

Formado em Letras/Português e suas Literaturas pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro e em Pedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco. NeuroPsicopedagogo, Autor de livro e Professor de Projeto de Apoio Pedagógico há 12 anos.

    0 Comentários

    Não deixe de comentar. Sua opinião é importante!

    Solicitar exportação de dados

    Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

    Solicitar a remoção de dados

    Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

    Solicitar retificação de dados

    Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

    Solicitar cancelamento de inscrição

    Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.

    O que é Microconto?