Inscrições para prêmio “Professor em Destaque 2024″ vão até amanhã
O Prêmio “Professor em Destaque 2024” objetiva estimular e valorizar o trabalho das/os professoras/es identificando experiências, por meio dos projetos apresentados, que contribuam para o aprimoramento da educação no Município de São Paulo.
Logo abaixo deixo um resumo editado da publicação e ao final deixo o comunicado na íntegra.
Sumário
- Como se inscrever
- Matriz de Saberes
- Do conteúdo a ser apresentado pelo candidato a “Professor em Destaque”
- Formatação dos textos
- Dos critérios de seleção para os prêmios de “Professor em Destaque”:
- Cronograma da premiação
- Valores dos prêmio em dinheiro
- Download em PDF do Comunicado na íntegra
A premiação do “Professor em Destaque” será destinada a docentes efetivos em regência, em todas as etapas e modalidades de ensino, na conformidade do art. 4º do Decreto nº 50.814/09.
Os trabalhos serão encaminhados às DREs, à época do desenvolvimento do trabalho/projeto, até o dia 04/10/2024
Como se inscrever
Os profissionais interessados em concorrer ao Prêmio “Professor em Destaque” deverão inscrever-se com um (01) único trabalho, versando sobre experiências pedagógicas realizadas no ano de 2023, que possam ser comprovadas, relativas a qualquer área de conhecimento voltada para bebês, crianças, adolescentes, jovens e idosos com o propósito de formar cidadãos ativos, éticos, responsáveis e solidários que fortaleçam uma sociedade mais inclusiva, democrática, próspera e sustentável.
3.3 O projeto inscrito deverá ser de uma única autoria, não podendo outro profissional concorrer, nem na mesma categoria ou em outra, com o mesmo projeto. Casos assim, todas/os as/os inscritas/os com o mesmo projeto serão desclassificados.
3.4 Os projetos apresentados deverão conter um dos 5 (cinco) eixos temáticos em diálogo com a Matriz de Saberes:
a. Eixo Temático 1: VOZ AOS BEBÊS, CRIANÇAS, ADOLESCENTES, JOVENS E IDOSOS;
b. Eixo Temático 2: SENTIDO PARA A VIDA NO SÉCULO XXI;
c. Eixo Temático 3: VALORES FUNDAMENTAIS;
d. Eixo Temático 4: DESENVOLVIMENTO SOCIOCULTURAL;
e. Eixo Temático 5: PRODUÇÃO DE SENTIDOS (COMUNICAÇÃO).
Matriz de Saberes
- Pensamento Científico, Crítico e Criativo
Saber: Acessar, selecionar e organizar o conhecimento com curiosidade, ludicidade, pensamento científico, crítico e criativo;
Para: Explorar, descobrir, experienciar, observar, brincar, questionar, investigar causas, elaborar e testar hipóteses, refletir, interpretar e analisar ideias e fatos em profundidade, produzir e utilizar evidências.
- Resolução de Problemas
Saber: Descobrir possibilidades diferentes, brincar, avaliar e gerenciar experiências vividas, ter ideias originais e criar soluções, problemas e perguntas, sendo sujeitos de sua aprendizagem e de seu desenvolvimento; interagindo com adultos/pares/meio;
Para: Inventar, reinventar-se, resolver problemas individuais e coletivos e agir de forma propositiva em relação aos desafios contemporâneos.
- Comunicação
Saber: Utilizar as múltiplas linguagens, como verbal, verbo-visual, corporal, multimodal, brincadeira, artística, matemática, científica, Libras, tecnológica e digital para expressar-se, partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo;
Para: Exercitar-se como sujeito dialógico, criativo, sensível e imaginativo, aprender corporalmente, compartilhar saberes, reorganizando o que já sabe e criando novos significados, e compreender o mundo, situando-se e vivenciando práticas em diferentes contextos socioculturais.
- Autoconhecimento e Autocuidado
Saber: Conhecer e cuidar de seu corpo, sua mente, suas emoções, suas aspirações, seu bem-estar e ter autocrítica;
Para: Reconhecer limites, potências e interesses pessoais, apreciar suas próprias qualidades, a fim de estabelecer objetivos de vida, evitar situações de risco, adotar hábitos saudáveis, gerir suas emoções e comportamentos, dosar impulsos e saber lidar com a influência de grupos, desenvolvendo sua autonomia no cuidado de si, nas brincadeiras, nas interações/relações com os outros, com os espaços e com os materiais.
- Autonomia e Determinação
Saber: Criar, escolher e recriar estratégias, organizar-se, brincar, definir metas e perseverar para alcançar seus objetivos;
Para: Agir com autonomia e responsabilidade, fazer escolhas, vencer obstáculos e ter confiança para planejar e realizar projetos pessoais, profissionais e de interesse coletivo.
- Abertura à Diversidade
Saber: Abrir-se ao novo, respeitar e valorizar diferenças e acolher a diversidade;
Para: Agir com flexibilidade e sem preconceito de qualquer natureza, conviver harmonicamente com os diferentes, apreciar, fruir e produzir bens culturais diversos, valorizar as identidades e culturas locais, maximizando ações promotoras da igualdade de gênero, de etnia e de cultura, brincar e interagir/relacionar-se com a diversidade.
- Responsabilidade e Participação
Saber: Reconhecer e exercer direitos e deveres, tomar decisões éticas e responsáveis para consigo, o outro e o planeta, desenvolvendo o protagonismo, a brincadeira e o direito de fazer escolhas, expressando seus interesses, hipóteses, preferências, etc.;
Para: Agir de forma solidária, engajada e sustentável, respeitar e promover os direitos humanos e ambientais, participar da vida cidadã e perceber-se como agente de transformação.
- Empatia e Colaboração
Saber: Considerar a perspectiva e os sentimentos do outro, colaborar com os demais e tomar decisões coletivas; valorizando e respeitando as diferenças que constituem os sujeitos, brincar e interagir/relacionar-se com o outro;
Para: Agir com empatia, trabalhar em grupo, criar, pactuar e respeitar princípios de convivência, solucionar conflitos, desenvolver a tolerância à frustração e promover a cultura da paz.
- Repertório Cultural
Saber: Desenvolver repertório cultural e senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas identidades e manifestações artísticas e culturais, brincar e participar de práticas diversificadas de produção sociocultural;
Para: Ampliar e diversificar suas possibilidades de acesso a produções culturais e suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais, a partir de práticas culturais locais e regionais, desenvolvendo seus conhecimentos, sua imaginação, criatividade, percepção, intuição e emoção.
Do conteúdo a ser apresentado pelo candidato a “Professor em Destaque”
4.1 Os trabalhos a serem apresentados pelas/os profissionais deverão conter:
a. Nome da/o profissional;
b. Tema do trabalho: deverá ser idêntico ao da ficha de inscrição;
c. Resumo das experiências pedagógicas desenvolvidas, destacando um dos Eixos Temáticos, em diálogo com a Matriz de Saberes e, como elas contribuíram para as aprendizagens e desenvolvimento dos bebês, crianças, adolescentes, jovens e idosos, especificadas no item 3.2;
d. Objetivos: devem apontar os objetivos do trabalho desenvolvido, a partir dos eixos indicados, em diálogo com a Matriz de Saberes, sobre as aprendizagens que foram absorvidas ao longo das vivências e experiências;
e. Justificativa: deve explicitar a problematização inicial e a correlação com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da U.E/CEU e com as aprendizagens desenvolvidas pelos bebês, crianças, adolescentes, jovens e idosos;
f. Período de implantação, destacando a problematização inicial, organização/planejamento e execução. O projeto deverá ter no mínimo 3 meses de execução;
g. Atividades desenvolvidas: descrever as etapas do trabalho (descritas no item c) e como se relacionam. Esse item deve incluir:
- Recursos humanos utilizados;
- Materiais e/ou instrumentos elaborados;
- Mostra de produção dos participantes do projeto/atividade/trabalho;
- Resultados obtidos e avaliação: devem estar relacionados com os objetivos apontados, incluindo processos de avaliação do projeto e o avanço na aprendizagem.
- Bibliografia.
Formatação dos textos
Os trabalhos apresentados deverão seguir a seguinte formatação dos textos:
a. Tamanho A4;
b. Processador: Word 6.0 ou superior;
c. Número de laudas: máximo de 5;
d. Espaçamento entre as linhas: simples;
e. Fonte Arial, cor preta, tamanho 12;
f. Margens: superior e esquerda – 3 cm; inferior e direita – 2 cm;
g. Título centralizado;
h. Autor: dois espaços abaixo do título, centralizado;
i. Eixo temático: centralizado um espaço abaixo do autor;
j. Não deverão ser utilizadas notas de rodapé nos textos;
k. Caso, no corpo do trabalho, apresentem LINKs, os mesmos devem vir descritivos e em PDF ao final como anexo;
l. Encartar a ficha de inscrição, Anexo I (doc SEI 108604362) parte integrante deste Comunicado.
m. A ficha de inscrição e os anexos mencionados no subitem K não contabilizam laudas.
Dos critérios de seleção para os prêmios de “Professor em Destaque”:
Para a seleção dos trabalhos, serão considerados os seguintes parâmetros:
a. A concisão, clareza e coerência do tema com o eixo temático do trabalho;
b. A correlação dos resultados obtidos com os objetivos apontados;
c. A criação de um contexto possível para o desenvolvimento do projeto, ampliando as experiências das aprendizagens;
d. A relação, na justificativa e nos objetivos do trabalho, com o PPP da U.E e com os processos de aprendizagens;
e. A identificação do protagonismo das/os participantes dos projetos/atividades;
f. O enfrentamento de uma situação problema e a identificação das soluções propostas e/ou conclusões;
g. A relevância do projeto à comunidade e/ou contexto das U.Es.
h. O período de implantação do projeto é de, no mínimo, 3 (três) meses.
Cronograma da premiação
A premiação do “Professor em Destaque” observará o seguinte cronograma:
a. Período de inscrição: a partir da publicação até o dia 20/09/2024. As/os professoras/es interessadas/os deverão entregar os trabalhos, na respectiva DRE correspondente à U.E da sua lotação, à época do desenvolvimento do trabalho/projeto.
b. Período de seleção regional: 23/09/2024 a 02/10/2024 – as DREs farão a seleção, de cada etapa / modalidade de ensino, de até 5 (cinco) trabalhos;
c. Período de encaminhamento dos trabalhos para SME/COCEU/NTAA: entre os dias 03/10/2024 a 04/10/2024, as DREs, após seleção regional, encaminharão os trabalhos selecionados, via processo SEI 6016.2024/0109026-7, com a relação nominal destes e com assinatura da comissão julgadora;
d. A SMESP somente receberá os projetos dentro do prazo estipulado no cronograma do item 5.2. Os projetos enviados fora do prazo não serão aceitos pela Comissão Especial, e a DRE de origem será notificada via SEI;
e. Período de seleção final 07/10/2024 a 11/10/2024 – a Comissão Especial / SME selecionará os trabalhos a serem classificados;
f. A SME entrará em contato com as/os titulares dos trabalhos selecionados. A/o profissional cujo trabalho for selecionado deverá entregar entre os dias 07/10/2024 a 10/10/2024 a seguinte documentação:
- As cópias do RG,CPF, PIS ou PASEP, comprovante de endereço, holerite, CCM, CND, CADIN e Requerimento para Pagamento (requisição de pagamento da premiação – modelo fornecido por SME), deverão ser enviadas a SME/COCEU por e-mail: smecoceuntaa@sme.prefeitura.sp.gov.br;
g. Os projetos selecionados serão divulgados em Diário Oficial até o dia 12/11/2024;
h. Divulgação da colocação e entrega da premiação e homenagens aos profissionais selecionados: será no dia 29/11/2024, no Congresso Municipal, a ser realizado em novembro.
Valores dos prêmio em dinheiro
Aos projetos classificados no “Professor em Destaque” serão concedidos prêmios em dinheiro, nos seguintes valores:
- 1º colocado: R$ 10.000,00 (dez mil reais);
- 2º colocado: R$ 8.000,00 (oito mil reais);
- 3º colocado: R$ 5.000,00 (cinco mil reais);
- 4º colocado: R$ 2.000,00 (dois mil reais);
- 5º colocado: R$ 2.000,00 (dois mil reais).
Parágrafo Único: sobre o valor do prêmio incide Imposto de Renda, conforme tabela vigente.
Fonte: COMUNICADO SME Nº 713, DE 06/09/2024