Sequência Didática para Alfabetização criando Livro e Podcast

 Estou trazendo esta sugestão de Sequência Didática para Alfabetização com adivinhas que tem como produto final um Livro e a gravação em Podcast. Vou fazer um passo a passo para que você consiga utilizá-la com seus alunos e alunas. Mas, exigirá um pouco de trabalho e paciência, já que utilizarei o editor de textos “Word” (Microsoft) e a plataforma Anchor para a criação dos Podcasts.

Além disso, como opção, vou te ensinar a fazer uma capa linda pelo site Canva, e um tratamento na imagem, caso queira caprichar um pouco mais. Ah! E tudo de forma gratuita! Mas garanto que todo esforço vale a pena, e o resultado final pode ser surpreendente.

Imprimi um exemplar para cada estudante do Projeto de Apoio Pedagógico da minha escola e a felicidade deles estava estampada em seu rostos. No livro, criei um arquivo QRCODE , para que os familiares aproximassem o celular e fossem direcionados diretamente para o Podcast que criei.

Disponibilizarei também os arquivos para impressão das atividades e os vídeos explicativos, tudo para que você consiga extrair o melhor dessa Sequência Didática.

Abaixo vou deixar o PDF do arquivo para que você veja como o livro ficou (os rostos foram encobertos preservação da identidade das crianças).

Modelo do produto final desta Sequência Didática

Mas o que é Sequência Didática?

Em síntese, Sequência Didática é um conjunto de atividades, organizadas de uma forma sequencial, seguindo etapas ou passo a passo, todas interligadas, dentro de um mesmo tema ou conteúdo, com um objetivo didático pré-definido, conhecido por todos (as) envolvidos (as), o que exige um planejamento antecipado.

Trata-se de uma boa estratégia, pois aumenta o engajamento dos (as) estudantes, já que participam do processo de construção de conhecimento, proporcionando uma postura mais ativa, e assim, se sentem mais envolvidos (as), o que promove um ensino mais contextualizado e atraente.

Etapas da Sequência Didática para Alfabetização com Adivinhas

Tempo estimado: 12 aulas

Objetivos de Aprendizagem desta Sequência Didática

  • Localizar nomes diversos em listas do mesmo campo semântico (nomes próprios, títulos de livros, brincadeiras, agenda do dia, entre outros);
  • Ler, por si mesmo, textos conhecidos (parlendas, adivinhas, poemas, trava-línguas etc.), inicialmente por meio de um procedimento de ajuste do falado ao escrito;
  • Escrever listas de palavras e/ou de títulos de livros, parlendas, quadrinhas, trava-línguas, entre outros textos, consultando referenciais estáveis (como a lista de nomes da turma) e justificando a forma de escrever;
  • Escrever alfabeticamente textos que se sabem falar de cor (parlendas, adivinhas, quadrinhas, canções, trava-línguas, entre outros), e trechos de receitas culinárias e listas em geral, ainda que com alguns erros ortográficos;
  • Escrever bilhetes, convites, cartas e cartão postal, respeitando as características da situação comunicativa, além de realizar as diferentes operações de produção de texto;
  • Participar de contação de histórias de diferentes culturas, tanto organizando a situação comunicativa (em que história será contada, quem contará, para quem, como, quais papéis irá desempenhar etc.), quanto ouvindo com atenção;
  • Participar de discussão oral ouvindo com atenção e emitindo opinião;
  • Segmentar o texto em palavras.

1 – Definindo os objetivos

Nesta sequência didática de alfabetização com “Adivinhas ”, os(as) estudantes poderão ler adivinhas, acompanhando a leitura do professor (a), ler por si mesmos (as) e escrevê-las.

Na sequência de atividades propostas eles (as) irão eleger suas adivinhas preferidas com o objetivo de criar um livro de adivinhas e ler para seus colegas e familiares, além de um Podcast onde poderão contá-las e deixa-las gravadas para que qualquer pessoa possa ouvir. É importante ter esse propósito de leitura para que todos (as) se comprometam em cada etapa, além de desfrutar de momentos prazerosos de leitura, compartilhando o que aprenderam e tendo suas produções valorizadas, mesmo que nem todos (as) saibam ler convencionalmente.

2 – Contextualizando

Inicie com uma roda de conversa e apresente estes objetivos para seus (suas) estudantes.
Fale para seus alunos e suas alunas que as adivinhas fazem parte do folclore brasileiro, da cultura popular, compartilhadas principalmente pela tradição oral.

3 – Apresentando as adivinhas

Você pode começar com uma brincadeira de apresentação de adivinhas. Cada um pode contar a sua, mesmo que de memória. Em seguida, podem eleger as que mais gostaram e anotar na lousa com o professor sendo o escriba. Pode-se também criar cartazes ilustrados com estas adivinhas.

Nesse momento, pode-se escolher uma e trabalhar com as palavras individualmente (letra final, inicial, sílabas não-canônicas, entre outras opções). Dessa forma, leia apontando o dedo para cada palavra, pergunte onde está escrito determinada palavra, com qual letra começa, entre outras estratégias que podem ser exploradas.

Deixe que leiam os títulos, as respostas, faça intervenções quando achar necessário, e utilize as estratégias citadas anteriormente.

Baixe aqui o documento pronto para impressão com algumas adivinhas que podem ser utilizadas 👇

4 – Aumentando o repertório

Há atualmente diversos livros que podem enriquecer essa sequência didática para alfabetização. Você pode procurar no acervo de sua escola, ou em outras fontes, como por exemplo, a internet. Que pode ser acessada por até mesmo por celular, ou com um notebook, que se estiver conectado a um telão pode ser uma ótima opção. Ao final da postagem, vou deixar abaixo algumas sugestões de títulos, e, se for de seu interesse, eles podem ser adquiridos pela loja da Amazon.

5 – Escrevendo um bilhete

Nesta etapa você será o escriba de seu grupo de estudantes. Assim, neste momento, você apenas escreverá na lousa o que eles ditarem. Em seguida, redija o bilhete e depois faça a revisão coletiva. Pois, este bilhete será direcionado à família e contará sobre o projeto, solicitando aos familiares que escrevam duas adivinhas que conheçam para serem lidas na próxima aula.

6 – Campeonato de adivnhas

Divida a turma em grupos e realize um torneio, com o que foi pesquisado e o material enviado pela família. Cada grupo apresenta uma advinha e os demais têm um minuto para responder. Se ninguém do grupo souber ler, você pode ser o leitor. Por isso, nesta divisão em grupos, lembre-se de incluir pares avançados em cada um. Também é válido aquelas adivinhas que os (as) estudantes sabem de memória. Assim, você auxilia aqueles que ainda não dominam a leitura a participarem da atividade.

7 – Atividade de escrita

Para anotar cada resposta, é imprescindível que saibam de memória qual é. Para que assim ajustem o falado ao escrito. Pergunte a todos e se ninguém souber você dá a resposta.

Organize duplas com saberes próximos; utilize escritas estáveis, como os nomes próprios, rotina escrita diariamente, listas escritas em cartazes para realizar as intervenções com sua turma. Abaixo deixo os textos prontos para impressão:

8 – Complemento para atividade de leitura

Nesta atividade, os(as) estudantes terão a oportunidade de ler por si mesmos(as) as adivinhas por meio do procedimento de ajuste do falado ao escrito.

Nas respostas, há desafios para estudantes que, ao tentarem ler, apoiarão-se nas letras iniciais e finais. Por exemplo: Ao encontrar ESCADA, entre as palavras ESCUDO e ESCOLA, terão de se apoiar em outras referências, selecionando outros elementos para conseguir ler a palavra.

9 – Criação de adivinhas

Para encerramento os (as) estudantes, em duplas, irão criar suas próprias adivinhas. Primeiramente conversar com todos (as) que é possível organizar essas adivinhas por temas: como animais, brinquedos, alimentos, etc.

Nesta próxima atividade, que você pode baixar para imprimir,  todas as respostas estão dentro de um tema como citado acima. Dessa forma, deixe que a turma identifique “qual é esse tema”. Em seguida, pedir que criem adivinhas com essa temática, neste caso que disponibilizo para impressão: animais.

10 – Livro de adivinhas e Podcast

Faça um roda de conversa com sua turma e relembre quantas adivinhas eles aprenderam até este momento. Peça então que separem as que mais gostaram e escolham uma para anotar.

Você pode montar pares produtivos, com hipóteses alfabéticas próximas, onde um pode auxiliar o outro. Em seguida, você faz uma revisão com eles. Então, peça que façam uma ilustração da resposta.

Nesse sentido, caso queira saber mais sobre pares produtivos, clique aqui e consulte o documento sobre Orientações didáticas. Consulte também o documento orientador para sondagem que disponibilizei aqui no site.

Posteriormente, essas produções serão organizadas no livro que eu ensinarei a montar no tutorial, disponível no final da postagem. E enfim, os (as) estudantes contarão estas adivinhas no Podcast, que também estará neste mesmo tutorial.

Final: Criação do livro e Podcast

Agora que sua turma já tem um vasto material de adivinhas é só iniciar a confecção do livro, conforme o tutorial que deixo abaixo. É só escolherem uma ou mais adivinhas, criarem uma ilustração bem caprichada. Depois é organizá-las todas no livro. E essa parte é com você Professor (a), mas vale a pena todo esforço! É muito recompensador! O Podcast também está explicado no tutorial da sequência didática para alfabetização, assim, basta marcar um dia para as gravações.

Essa plataforma que utilizei, Anchor, já distribui seu Podcast automaticamente para todas as plataformas como: Spotify e Google Podcast, entre outras. Tudo de forma gratuita. Ou seja, seu gasto será apenas com a impressão, mas esta pode ser realizada em parceria com a escola, ou, até mesmo com os próprios familiares, no caso de Projeto de Reforço escolar particular.

Tutorial em vídeo: Sequência Didática para Alfabetização com Adivinhas

Fontes

https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/

http://www2.ifam.edu.br

Sites utilizados

https://anchor.fm/

https://www.spotify.com/br/

https://www.qrcode-monkey.com/pt/

https://podcasts.google.com/

Espero que tenha gostado. Qualquer dúvida, sugestão, ou opinião, não deixe de comentar.😉

Sobre o Autor

Prof. Elias
Prof. Elias

Olá, sou o Professor Elias. Formado em Letras/Português pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro e em Pedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco. NeuroPsicopedagogo, Professor da rede pública de ensino e Professor do Projeto de Apoio Pedagógico há 10 anos. Pai de uma princesa linda e de dois “carinhas” que eu amo muito.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.