Passo a Passo da Sondagem de Números: Como Fazer e Analisar

sondagem de numeros

A sondagem de números é uma ferramenta eficaz e muito importante para a avaliação diagnóstica em ambientes educacionais. Essa prática nos permite acompanhar o nível de evolução da leitura e escrita de números dos estudantes, identificando áreas de dificuldade e pontos fortes.

Porém, não pode ser realizada sem critérios. Existem padrões comprovados por teorias científicas que elencam categorias de números que devem ser ditados, ou seja, cada um tem uma função específica, e não estão presentes sem uma finalidade.

Quer saber como fazer uma sondagem de números da forma correta e avaliar seus estudantes? Então, veja este artigo. Também disponibilizarei, ao final da postagem, um documento orientador produzido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo que pode te ajudar bastante, além de análise de repostas e sugestões de atividades de intervenção,. Sendo assim, vamos lá!

Sumário

O Que é a Sondagem de Números?

A sondagem de números é um processo de avaliação diagnóstica utilizada para medir o nível de compreensão, bem como a evolução, da escrita de números dos estudantes dos mais variados níveis de ensino. É realizada ditando-se números, previamente definidos e que seguem critérios específicos.

Diferente das avaliações somativas, que geralmente ocorrem ao final de um período de aprendizado, a sondagem de números é realizada de forma contínua e dinâmica, permitindo ajustes imediatos no processo de ensino.

Esse diagnóstico é fundamental para:

  • Identificar dificuldades específicas: Reconhecer onde os alunos e alunas estão precisam avançar, seja com a compreensão do sistema decimal, padrões mais complexos ou números básicos.
  • Planejar intervenções: Desenvolver estratégias de ensino direcionadas para abordar as áreas de dificuldade identificadas.
  • Monitorar o progresso: Avaliar a evolução dos estudantes ao longo do tempo.

Como Fazer a Sondagem De Números

  • A primeira sondagem dever ser preferencialmente individual;
  • Distribua a folha de papel sulfite ao aluno;
  • Peça que ele escreva seu nome e a data;
  • Explique que se trata de uma sondagem de números e que você ditará alguns para que ele registre;
  • Instrua o aluno a escrever os números da forma que considerar correta;
  • Dite um número por vez, dando o tempo necessário para que ele o escreva;
  • Contextualize com um enunciado e dite números relacionados com a situação apresentada.

Ao final da postagem vou deixar um documento orientador com vários modelos de sondagens e orientações.

Quais Números Ditar?

Essa é a grande dúvida que muitos profissionais comentam. Não são números aleatórios. Cada categoria indica um aspecto que será avaliado e dará indícios do que os estudantes sabem conforme as respostas previstas. As categorias são estas abaixo:

Números Familiares

Compõem a idade, a data de nascimento, o número do tênis, etc.).

Números Frequentes

São aqueles que representam o dia, mês e ano, o canal de TV, as cédulas e moedas em circulação, entre outros. Pelo fato de serem significativos aos estudantes, também são conhecidos como números “marco”.

Números Opacos

São aqueles que não oferecem indícios na pronúncia quanto a sua representação (11,12, 13, 14 e 15).

Números Transparentes

São aqueles que na pronúncia nos dão pistas, possibilitando identificar quais são os algarismos que os compõem, por exemplo: 95 (noventa e cinco = 90 + 5), 49 (quarenta e nove = 40+9).

Números que terminam com zero

Números que terminam em zero (10, 30, 400, 600, 3000, 5000) ou “nós” das dezenas, centenas, unidades de milhar, e assim por diante. No processo de construção da escrita numérica, é comum as crianças e adolescentes se apropriarem primeiramente da escrita dos “nós” para, posteriormente, avançarem para a escrita convencional dos números intermediários presentes no intervalo.

Se quiser saber mais sobre os “Nós da Matemática” acesse aqui:

Números compostos por algarismos iguais

São números compostos por algarismos iguais: 11, 33, 55, 444, 777, 333.

Números que permitem observar o processo de generalização

São aqueles que permitem observar o processo de generalização. Por exemplo: considerando o número frequente que representa o ano vigente 2024, o professor pode ditar 2026 ou 2027 para verificar se os estudantes são capazes de generalizar e formar a nova representação numérica, neste caso alterando apenas as unidades.

Números com zero intercalado

Números com zero intercalado, (305, 1027…), constituem um obstáculo para os estudantes.

Exemplos de Ditado para Sondagem de Números

CategoriasExemplos
Familiares e/ou frequentes9, 7, 5, 31, 25, 38
Opacos12, 13, 200, 500
Transparentes34, 43, 45, 54, 79, 97, 124, 132, 346, 641
Terminam em zero10, 20, 50, 90, 100, 2000
Compostos por algarismos iguais88, 99, 111, 333, 555, 1111
Permitem observar a generalização2019, 2020, 2021, 2022
Zeros intercalados106, 208, 309, 2008
Fonte: Currículo Paulista
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Como analisar as respostas

Exemplo de ditado (e por que estão na lista)Exemplo de resposta (hipótese do aluno)
5  É conhecido como “marco”, pois é de uso frequente (notas, moedas etc.).5  O aluno conhece alguns números “marco” e os grafa corretamente.
11  Pode ser chamado de número opaco, por não deixar claro ao falar (onze) o princípio aditivo do sistema de numeração (dez mais um). 11  Embora seja um número opaco, é um número baixo e bastante conhecido. A criança não encontra dificuldade para grafá-lo.
86  Está num grupo que pode ser chamado de transparente. Com a fala, é possível perceber quais são os algarismos que formam o número. 806  Para grafar o 86, usa a dezena inteira (80) e, na sequência, a unidade (6), mostrando que se apoia na fala para construir o número.
90  Representa uma dezena cheia, mas é diferente do 10090  Ao acertar, o aluno mostra conhecer números redondos, os “nós” da Matemática.
100  Outro “marco”, de uso social frequente, tem três algarismos.100  Como no exemplo acima, demonstra conhecer números redondos.
150  Pode ser composto com outro já ditado (100), o que ajuda a entender como os alunos articulam conhecimentos sobre os “marcos” e possíveis números novos. 10050  Apesar de conhecer os números redondos, o aluno segue o mesmo padrão do que fez com o 86. Apoia-se na fala e escreve o 100 seguido do 50.
555  Pode parecer fácil, por ter três algarismos iguais. Mas algumas crianças, numa hipótese inicial da escrita numérica, acham que repetir é errado. 700505  Acha que repetir o mesmo número três vezes é um erro. O sete pode estar sendo usado como curinga, de forma aleatória.
6784  Os especialistas afirmam que pelo menos um dos números ditados nessa atividade deve ser composto de quatro algarismos diferentes, já que a escrita desse tipo apresenta um grau maior de complexidade para a grande maioria dos estudantes nas séries iniciais. 61000700804  A criança vai fundo no aspecto multiplicativo da numeração falada. Escreve seis (6) mil (1000) setecentos (700) e oitenta (80) e quatro (4). O sete aparece de novo, o que pode confirmar a hipótese do número curinga.
2024  É um número familiar, que representa o ano corrente (informação que as crianças reconhecem, pois escrevem as datas no caderno). 2024  O aluno mostra conhecer o número por ser o do ano corrente, mas (como se vê abaixo) não associa informações para escrever 2028.
2028  Permite comparar a escrita de um número possivelmente novo para a criança com outro conhecido (no caso, o 2010). 2100028  Mais uma vez, o aluno usa a fala e escreve conforme ouve o ditado: dois (2) mil (1000) e vinte de oito (28).
Fonte: Revista Nova Escola

O que fazer depois de coletar as respostas da Sondagem?

  • Analisar cada número escrito pelo aluno;
  • Criar um portfólio que permita visualizar a progressão na escrita dos números de cada estudante;
  • Planejar atividades conforme as hipóteses dos alunos, levando em conta os agrupamentos produtivos e as intervenções pontuais.

O que analisar nas respostas?

Basicamente, devemos analisar se o estudante…

  • Sabe que os números são compostos por algarismos, ou em caso contrário, apresentam escritas formadas por outros sinais gráficos como: letras, pseudoletras, pseudonúmeros, desenhos, rabiscos, outros.
  • Escreve o números familiares/frequentes de forma convencional;
  • Se apoia na fala para escrever números, ou compreendem o princípio de valor posicional dos números;
  • Tem alguma dificuldade com os algarismos repetidos;
  • Tem dificuldade com o zero intercalado;
  • Faz alguma relação com o número ditado;
  • Escreve convencionalmente unidades, dezenas e centenas, entre outros aspectos.

Sugestões de Atividades de Intervenção

Sugestão 1

Realizar atividades ou Jogos matemáticos que contemplem situações em que ela tenha que comparar números, produzir ou interpretar números.

Sugestão 2

Apresentar as regularidades do Sistema de Numeração Decimal (SDN). Neste contexto, uma boa sugestão de atividade é explorar o quadro numérico, observando a estabilidade e regras que se repetem (regularidades), bem como os “nós” (que não representam dificuldades, mas com em uma corda, marcam posição, um ponto inicial, gerador). Se quiser saber mais acesse este link.

nos da matematica
quadro numerico

QUADRO NUMÉRICO

Com o quadro numérico é possível fazer operações matemáticas movendo-se pelo quadro, por exemplo:

Para a direita, aumenta-se de 1 em 1, para a esquerda, diminui-se de 1 em 1, para baixo, aumenta-se 10 em 10, e para cima, dimunui-se de 10 em 10. Portanto, um alternativa interessante é utilizar jogos que se utilizem destas informações.

Sendo assim, vou deixar uma sugestão de jogo em PDF para download logo abaixo, e outra sugestão de atividade, também para download, na sequência.

JOGO

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ATIVIDADE

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Sugestão 3

Apresentar atividades de composição e decomposição de números, ou seja, centradas nas operações em que os estudantes observem que 382 é composto por 300+80+2.

Sugestão 4

Uma situação muito comum é a influência da “fala” na escrita de números, como visto anteriormente, onde:

Na escrita do número 6784 o estudante escreve 61000700804. Dessa forma, seis (6) mil (1000) setecentos (700) e oitenta (80) e quatro (4).

Um outro exemplo mais simples:

84 ele escreve 804, ou seja apoia-se na fala (oitenta e quatro)

Sendo assim, uma boa atividade para ajudar nesta situação é a atividade com fichas sobrepostas. Vou deixar um vídeo que pode auxiliar na realização desta sugestão:

Fichas sobrepostas para download

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Livro orientador para Sondagem de Números PDF Download

Este é o documento oficial elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, disponível para download gratuito. Nele há modelos de sondagens, tanto com ditados, como também situações problema, além de explicações sobre cada tema. Um documento bem completo com diversas explicações teóricas e práticas. Vale a pena conferir.

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Logo abaixo também vou deixar outro documento da SME/SP produzido com a mesma finalidade, porém um pouco mais antigo.

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Referências

  • LERNER, D.; SADOVSKY, P. O sistema de numeração: um problema didático. In: PARRA, C.; SAIZ, I. (Org.). Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996.
  • Revista Nova Escola
  • Currículo Paulista

Sobre o Autor

Prof. Elias
Prof. Elias

Formado em Letras/Português e suas Literaturas pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro, em Pedagogia e Educação Especial. NeuroPsicopedagogo, Autor de livro e Professor de Projeto de Apoio Pedagógico há 12 anos.

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