dom casmurro

Dom Casmurro é uma obra-prima da literatura brasileira escrita por Machado de Assis. Publicado pela primeira vez em 1899, o romance é narrado em primeira pessoa por Bento Santiago, um homem idoso e recluso que relembra sua vida.

A trama gira em torno de seu relacionamento com Capitu, sua esposa, sendo marcado por ciúmes e dúvidas sobre a fidelidade dela. 

A narrativa é repleta de ironia e reflexões sobre a natureza humana, explorando temas como a memória, a sociedade brasileira do século XIX e a subjetividade da verdade. 

A ambiguidade de Bento Santiago em relação aos eventos da história torna “Dom Casmurro” uma obra fascinante, sendo amplamente estudada e discutida pela complexidade psicológica de seus personagens e pela maestria literária de Machado de Assis.

Dom Casmurro RESUMO

Infância de Bentinho (Bento Santiago)

O romance começa com a infância de Bentinho, que é marcada por sua proximidade com Escobar, seu amigo de escola.

Relacionamento com Capitu

Bentinho e Capitu desenvolvem uma amizade na infância que se transforma em um amor adolescente. Bentinho decide seguir a carreira eclesiástica, mas seu desejo por Capitu persiste.

Seminário

Bentinho ingressa no seminário para cumprir a vontade de sua mãe, Dona Glória, mas sua paixão por Capitu continua a assombrá-lo.

Visitas de Escobar

Escobar visita Bentinho no seminário, e a amizade entre eles se intensifica. A saúde de Escobar deteriora-se ao longo do tempo.

Casamento com Capitu

Bentinho abandona o seminário após a morte de Escobar e casa-se com Capitu, realizando seu sonho de ter uma vida ao lado dela.

Dúvidas e Ciúmes

Ao longo do casamento, Bentinho desenvolve dúvidas sobre a fidelidade de Capitu, alimentando suspeitas de que seu filho, Ema, seja na verdade filho de Escobar.

A Morte de Escobar

A morte de Escobar intensifica as dúvidas de Bentinho, pois ele acredita que o amigo ainda influencia sua vida.

Conclusões de Bentinho

Bentinho isola-se da sociedade, tornando-se “Dom Casmurro”, recluso e amargurado. Ele narra a história sob sua perspectiva, justificando suas ações e interpretando os eventos de sua vida.

Confronto com Capitu

O ápice do romance é o confronto entre Bentinho e Capitu sobre as suspeitas de traição, culminando na separação do casal.

Epílogo e Solidão de Bentinho

O romance encerra-se com Bentinho solitário e amargurado, refletindo sobre sua vida e as escolhas que o levaram à solidão.

Dom Casmurro é uma obra rica em complexidades psicológicas, explorando temas como ciúmes, traição, e a subjetividade da verdade, deixando espaço para interpretações diversas por parte dos leitores.

Grande clássico da Literatura brasileira para você fazer o download gratuitamente. Presente em vários vestibulares. Leitura obrigatória!

dom casmurro
botão de download

Sobre o Autor

Prof. Elias
Prof. Elias

Formado em Letras/Português e suas Literaturas pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro e em Pedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco. NeuroPsicopedagogo, Autor de livro e Professor de Projeto de Apoio Pedagógico há 12 anos.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Solicitar exportação de dados

    Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

    Solicitar a remoção de dados

    Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

    Solicitar retificação de dados

    Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

    Solicitar cancelamento de inscrição

    Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.

    15 Livros mais vendidos de 2023 O que é Microconto?