O que é Apoio Pedagógico? Qual o seu objetivo?

O que é Apoio Pedagógico?

Em resumo, Apoio Pedagógico é o acolhimento e a assistência oferecida aos estudantes que apresentam algum tipo de dificuldade de aprendizagem ou de compreensão dos conteúdos curriculares.

E este suporte estende-se aos demais envolvidos nessa intervenção, que são: A Equipe escolar, Professores, Pais, Mães e Responsáveis destes alunos e alunas.

Dentro deste contexto, se faz necessário então repensar as metodologias pedagógicas e os espaços de aprendizagem, e fundamentalmente, conhecer cada aluno e aluna envolvidos nesse processo, considerando as especificidades, características pessoais individuais, a trajetória escolar e identidade.

E assim, com estes dados, diagnosticar de forma efetiva seus conhecimentos e dificuldades, para então desenvolver um ensino verdadeiramente contextualizado.

Qual o objetivo do Apoio Pedagógico?

aluno recebendo apoio pedagógico

O objetivo do Apoio Pedagógico é promover ações para que crianças e adolescentes, que se encontram com dificuldades de aprendizagem, ou barreiras para desenvolver seus estudos, não sejam privados do Direito de Aprender, podendo, em condições de igualdade com os demais, desenvolver todo seu potencial e aprendizado.

E, para que este objetivo se cumpra, se faz necessário um esforço coletivo das equipes gestoras das escolas, dos professores, dos estudantes, das famílias, comunidade escolar e das administrações públicas, com implementação de políticas efetivas de educação.

Características do público atendido em Projetos de Apoio Pedagógico

aluna com vergonha pelo fracasso

Geralmente são alunos e alunas estigmatizados pelo fracasso escolar, ou seja, fora de um padrão ou conceito esperado, carregando a marca de muitas vezes serem considerados “inferiores” aos demais por se encontrarem nesta condição.

Como consequências, comumente apresentam baixa autoestima e, quase sempre trilham dois caminhos diferentes em sala de aula:

👉Comportamento agitado e indisciplinado, alvo das muitas reclamações dos professores e professoras;

👉Ou ficam totalmente à margem dos outros, tentando camuflar sua condição, (de não ser o estudante do padrão ideal ou esperado) e assim, não ser notado, para que suas dificuldades não sejam reveladas, pois, tem medo da exposição perante os demais, e nesta situação, normalmente, nem o/a estudante, nem suas dificuldades são notadas pelos educadores (as).

criança-com-baixa-autoestima-por-dificuldades-escolares

Alguns números importantes da Educação Básica

Agora olhe estes dados:

De acordo com o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019, entre os concluintes do ensino fundamental, de 1 a 12 anos, apenas 60,7% dos estudantes têm aprendizagem adequada em Português e menos da metade (48,9%) tem a proficiência adequada em Matemática. No 6º ano a taxa de reprovação chegou a 12,7% em 2017, 9,7% no 3º ano e 7,5% no 9º ano.

taxa de reprovação da educação básica
taxa de proficiência da educação básica

Como você pode notar, são taxas elevadas que geram outra situação, a distorção da idade em relação ao ano que o aluno está estudando, simplificando, se o/a estudante está com a idade certa para o ano/série que está matriculado.

Para complementar, veja mais estes dados: No Brasil, segundo Censo Escolar, disponível no portal do INEP, mesmo com índices decrescentes, em 2019, a taxa de distorção ainda é alta, sendo 18,7%, nas escolas da rede pública do ensino fundamental, e as maiores taxas nos 6º, 7º e 8º anos, 27,6%, 27,9% e 26,1%, respectivamente.

distorção idade série da educação básica

Como você observou, são índices que demandam ações da administração pública, e geram encaminhamentos destes estudantes com atraso escolar, tanto para especialistas de diversas áreas, como para projetos de Apoio Pedagógico.

Atenção aos encaminhamentos

Como consequência, é perceptível o crescimento do número de estudantes sendo encaminhados aos serviços de atendimento médico ou psicológico devido ao baixo rendimento escolar. Mas, não podemos ignorar outros aspectos importantes como os aspectos culturais e histórico-sociais envolvidos.

Assim, o foco não pode ser apenas em culpabilizar os alunos e alunas, mas também devemos repensar outros elementos externos aos estudantes, como, por exemplo:

  • Falta de espaços e infraestrutura adequada;
  • Ambiente escolar pouco estimulador;
  • Metodologias e estratégias ineficazes de ensino;
  • Despreparo para identificar, compreender a origem e diagnosticar corretamente as dificuldades desses estudantes, dentre outros.
aluna recebendo apoio pedagógico

Por outro lado, ainda nesse contexto, em uma contramão radicalista desses encaminhamentos, temos a não aceitação dos familiares em procurar atendimento especializado quando são notados indícios relevantes que demandam uma avaliação dessas crianças e adolescentes.

O que muitas vezes, resulta em omissão da família, e consequentemente o atraso no auxílio e/ou tratamento dos alunos e alunas nessa condição.

familia e apoio

Reforço ainda que o conceito de Dificuldades de Aprendizagem é muito amplo e engloba múltiplos significados e dimensões, e com certeza merece um artigo mais aprofundado, que me comprometo a elaborar, portanto, acompanhe as publicações do site que logo teremos mais novidades.

Espero que esta publicação tenha colaborado para esclarecer um pouco sobre o Projeto de Apoio Pedagógico. Todo comentário será bem-vindo! Abraço!👍😉

👉Conheça também a história escolar de Sérgio Vaz clicando nesse link

Sobre o Autor

Prof. Elias
Prof. Elias

Olá, sou o Professor Elias. Formado em Letras/Português pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro e em Pedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco. NeuroPsicopedagogo, Professor da rede pública de ensino e Professor do Projeto de Apoio Pedagógico há 10 anos. Pai de uma princesa linda e de dois “carinhas” que eu amo muito.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.