Orientadores do Projeto de Apoio Pedagógico SME/SP (atualizado)

orientacoes didaticas apoio pedagogico recuperacao de aprendizagens

Nesta publicação disponibilizo os Orientadores para o Projeto de Apoio Pedagógico/Recuperação de Aprendizagens da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo para download ou consulta.

Este é o material oficial da Secretaria produzido como orientadores para o Projeto de Apoio Pedagógico com informações importantes para os (as) Professores (as) do referido projeto, mas parte de seu conteúdo também serve como apoio no ensino regular, ou em outros projetos, como Recuperação de Aprendizagens e Reforço escolar, por exemplo. Ao final deixarei o link para a nova página da Secretaria Municipal de Educação voltada para o Projeto de Apoio Pedagógico de São Paulo.

Sumário

Orientadores do Projeto de Apoio Pedagógico

Documento Tira-dúvidas 2024

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Documento Orientador do Projeto de Apoio Pedagógico 2022

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Documento Orientador do Projeto de Apoio Pedagógico 2021

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Documento Orientador do Projeto de Apoio Pedagógico 2020

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Orientações Didáticas do Currículo da Cidade – Recuperação de Aprendizagens 2019

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Documento Orientador do Projeto de Apoio Pedagógico 2018

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Atuação dos Professores de Apoio Pedagógico no Período de Pandemia

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Priorização curricular

Logo abaixo estão disponibilizados os documentos de priorização curricular de Língua Portuguesa e de Matemática com os conteúdos do currículo a serem priorizados durante a pandemia.

Priorização Curricular de Língua Portuguesa

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Priorização Curricular de Matemática

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Ficha de encaminhamento 2021

Link para download do encaminhamento em word

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Nova página destinada ao Projeto de Apoio Pedagógico

👉https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/ensino-fundamental/projeto-de-apoio-pedagogico-pap/

https://drive.google.com/drive/folders/1pt7htBRBWROkPH5qh6bk17Yxt3Di3F2f

No link abaixo também deixo os orientadores para realização de sondagem de Português e Matemática para auxiliar Educadoras e Educadores que estão procurando auxílio para realizar avaliações diagnósticas. Trata-se de um bom material, com inúmeras informações. Espero que gostem.

Sequências de atividades para Projeto de Apoio Pedagógico

👉https://curriculo.sme.prefeitura.sp.gov.br/sequencias

Orientadores para sondagens de Português e Matemática

Sondagens no Ciclo de Alfabetização: Língua Portuguesa e Matemática

Este documento compila diretrizes sobre as sondagens em Língua Portuguesa e Matemática no Ciclo de Alfabetização. Seu objetivo é guiar e oferecer suporte para a aplicação, análise e registro dos processos de aprendizagem dos estudantes.

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Sondagem de Português

Nos links abaixo você pode baixar o material para realização de avaliações diagnósticas e sondagens de Língua Portuguesa.

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Sondagem de Matemática

Nos links abaixo você pode baixar o material para realização de avaliações diagnósticas e sondagens de Matemática.

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Orientações para preenchimento do SGP

Este documento (2021) tem como objetivo apresentar orientações pertinentes à função de Professor de Apoio Pedagógico em relação aos registros na plataforma.

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Se quiser baixar os materiais oficiais da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, destinados ao PAP, basta acessar nossa área de downloads no link abaixo:

Perguntas e Respostas / Tira dúvidas IN 03/2024

Dúvidas sobre a Instrução Normativa SME Nº 03 de 19/01/24 – Apoio Pedagógico

O PAP PODE DAR TODAS AS AULAS DE SUA JORNADA NO CONTRATURNO? (Artigo 34)

Sim, O PAP pode manter todas as suas 25 horas/aula no contraturno do estudante, atuando com recuperação paralela. É importante observar as necessidades de atendimento das turmas do ciclo interdisciplinar, mediante análise dos dados de aprendizagem. Essa decisão deve ser tomada de forma coletiva (equipe gestora, docentes e PAP)

QUAL É O PÚBLICO-ALVO DO PAP? (Artigo 28)

Todos os estudantes do Ciclo Interdisciplinar (4º, 5º e 6º anos) que constam no documento “Mapeamento dos estudantes”, apresentando:
➔ Hipóteses de escrita não alfabéticas;
➔ Nível de proficiência abaixo do básico nos resultados da Prova São Paulo;
➔ Dificuldades de aprendizagem nas avaliações internas da Unidade Educacional.

QUANDO O PAP PODE ATUAR FORA DO CICLO INTERDISCIPLINAR? (Artigos 30 e 31)

O PAP, excepcionalmente, pode atender estudantes matriculados em outros ciclos em duas situações:
➔ quando as turmas do Ciclo Interdisciplinar já são atendidas na extensão de jornada pelo Programa São Paulo Intergral (SPI);
➔ quando houver estudantes não alfabéticos nos anos 3º, 7º, 8º e 9º anos, em turma de contraturno, na perspectiva de Recuperação Paralela.

COMO SE DÁ O PROJETO COLABORATIVO DO PAP? (Artigo 11)

O projeto colaborativo do PAP acontece em dupla regência, em aulas ministradas pelos dois professores (PAP e professor da sala regular do Ciclo Interdisciplinar),
com o limite de até 3 horas/aula por semana, por turma, da seguinte forma:
➔ Em turma de 4º e 5º Ano: dupla regência entre PAP e o regente da turma (PEIF I);
➔ Em turma de 6º Ano: dupla regência entre o PAP e o regente da turma (Prof. de Ens. Fund. II e Médio) dos componentes curriculares Ciências Naturais, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática.

O PAP ATENDE ESTUDANTES DE FORMA INDIVIDUAL NA MODALIDADE DE PROJETO COLABORATIVO? (Artigo 11)

Não, as aulas planejadas em projeto colaborativo são para atendimento de TODOS os estudantes da turma, na perspectiva de recuperação contínua.

O PAP PODE TER UM CCH? (Artigo 41)

O professor designado na função de PAP deve organizar sua carga horária de forma que atenda estudantes em todas as 25 h/a de sua jornada, conforme Artigo 41, inciso I – “25h/a semanais com atividades próprias da função para atendimento aos estudantes”.

COMO É COMPOSTA A JORNADA DE TRABALHO DO PAP? (Artigo 34)

➔ Mínimo de 10 h/a no contraturno dos estudantes, na perspectiva de Recuperação Paralela;
➔ As demais 15 h/a, conforme a demanda dos estudantes, poderão ser distribuídas em contraturno (Recuperação Paralela) ou projeto colaborativo (Recuperação Contínua);
➔ Para o planejamento e registros do professor, poderão ser atribuídas ATÉ 10 h/a mensais a título de TEX.

COMO ORGANIZAR AS TURMAS DE PAP NO CONTRATURNO? (Artigo 35)

➔ Turmas de 2h/a até 4h/a semanais e distribuídas em dois dias distintos;
➔ Turmas de no mínimo 12 e no máximo 15 estudantes;
➔ Nas EMEBSs, turmas de no mínimo 5 e no máximo 8 estudantes;
➔ Preferencialmente, no contraturno direto do estudante ou em horário articulado com outros projetos ofertados pela escola, evitando novo deslocamento do estudante

O PAP PODE MUDAR DE TURMA DO PROJETO COLABORATIVO?

➔ Não. A turma de projeto colaborativo para dupla regência é atribuída ao PAP no início do ano, portanto, ele a acompanhará durante todo o ano letivo;
➔ O PAP poderá desenvolver mais de um projeto ao longo do ano, na turma atribuída de projeto colaborativo;

QUAL O FLUXO DE ENVIO DE DOCUMENTAÇÃO PARA DESIGNAÇÃO DE PAP?

➔ A IN nº 03/24, organiza da seguinte forma o fluxo:fluxograma designacao pap

PAP PONTUA AO FINAL DO ANO LETIVO? (Artigo 42)

Sim, farão jus ao MODELO 6 da Portaria 5.845/2022, para fins de evolução funcional, o PAP que:
➔ Atuar em um período mínimo de 9 (nove) meses completos designados na função de PAP.
➔ Ter frequência igual ou superior a 85% da sua carga horária em atendimento aos estudantes.
➔ Realizar o acompanhamento dos avanças das aprendizagens dos estudantes e o registro periódico e sistematizado no SGP

A U.E. QUE JÁ POSSUI UM PAP EM CONTINUIDADE, PRECISA FAZER UM NOVO PROCESSO SEI PARA APROVAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO? (Artigo 39)

➔ Não. A U.E. no mês de março envia para a supervisão escolar toda a documentação sobre os projetos da escola, incluindo o plano de trabalho do PAP.
➔ A Supervisão Escolar da Unidade aprova o plano de trabalho do PAP, em continuidade, em articulação com a equipe da DIPED.

O CONDIDATO À DESIGNAÇÃO DE PAP PRECISA ENTREGAR, JUNTO COM OS OUTROS DOCUMENTOS, O PLANO DE TRABALHO DE PAP? (Artigo 39)

➔ Não. Para compor a documentação para designação, o PAP entregará a PROPOSTA DE TRABALHO, conforme Anexo II, parte integrante da IN 03/24.
➔ O Plano de trabalho será encaminhado pelo diretor de Escola, via SEI, para análise da DIPED, que o encaminhará para o Supervisor da EU, até 30 dias após o ato oficial de designação, para compor o PPP da escola.

Logo abaixo deixo este documento produzido por SME/SP na íntegra para download:

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