Orientadores do Projeto de Apoio Pedagógico SME/SP (atualizado)
Nesta publicação disponibilizo os Orientadores para o Projeto de Apoio Pedagógico/Recuperação de Aprendizagens da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo para download ou consulta.
Este é o material oficial da Secretaria produzido como orientadores para o Projeto de Apoio Pedagógico com informações importantes para os (as) Professores (as) do referido projeto, mas parte de seu conteúdo também serve como apoio no ensino regular, ou em outros projetos, como Recuperação de Aprendizagens e Reforço escolar, por exemplo. Ao final deixarei o link para a nova página da Secretaria Municipal de Educação voltada para o Projeto de Apoio Pedagógico de São Paulo.
Sumário
- Orientadores do Projeto de Apoio Pedagógico
- Atuação dos Professores de Apoio Pedagógico no Período de Pandemia
- Priorização curricular
- Ficha de encaminhamento 2021
- Nova página destinada ao Projeto de Apoio Pedagógico
- Link da Pasta Oficial da SME com material Trilhas de Atividades
- Sequências de atividades para Projeto de Apoio Pedagógico
- Orientadores para sondagens de Português e Matemática
- Orientações para preenchimento do SGP
- Perguntas e Respostas / Tira dúvidas IN 03/2024
Orientadores do Projeto de Apoio Pedagógico
Documento Tira-dúvidas 2024
Documento Orientador do Projeto de Apoio Pedagógico 2022
Documento Orientador do Projeto de Apoio Pedagógico 2021
Documento Orientador do Projeto de Apoio Pedagógico 2020
Orientações Didáticas do Currículo da Cidade – Recuperação de Aprendizagens 2019
Documento Orientador do Projeto de Apoio Pedagógico 2018
Atuação dos Professores de Apoio Pedagógico no Período de Pandemia
Priorização curricular
Logo abaixo estão disponibilizados os documentos de priorização curricular de Língua Portuguesa e de Matemática com os conteúdos do currículo a serem priorizados durante a pandemia.
Priorização Curricular de Língua Portuguesa
Priorização Curricular de Matemática
Ficha de encaminhamento 2021
Link para download do encaminhamento em word
Nova página destinada ao Projeto de Apoio Pedagógico
👉https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/ensino-fundamental/projeto-de-apoio-pedagogico-pap/
Link da Pasta Oficial da SME com material Trilhas de Atividades
https://drive.google.com/drive/folders/1pt7htBRBWROkPH5qh6bk17Yxt3Di3F2f
No link abaixo também deixo os orientadores para realização de sondagem de Português e Matemática para auxiliar Educadoras e Educadores que estão procurando auxílio para realizar avaliações diagnósticas. Trata-se de um bom material, com inúmeras informações. Espero que gostem.
Sequências de atividades para Projeto de Apoio Pedagógico
👉https://curriculo.sme.prefeitura.sp.gov.br/sequencias
Orientadores para sondagens de Português e Matemática
Sondagens no Ciclo de Alfabetização: Língua Portuguesa e Matemática
Este documento compila diretrizes sobre as sondagens em Língua Portuguesa e Matemática no Ciclo de Alfabetização. Seu objetivo é guiar e oferecer suporte para a aplicação, análise e registro dos processos de aprendizagem dos estudantes.
Sondagem de Português
Nos links abaixo você pode baixar o material para realização de avaliações diagnósticas e sondagens de Língua Portuguesa.
Sondagem de Matemática
Nos links abaixo você pode baixar o material para realização de avaliações diagnósticas e sondagens de Matemática.
Orientações para preenchimento do SGP
Este documento (2021) tem como objetivo apresentar orientações pertinentes à função de Professor de Apoio Pedagógico em relação aos registros na plataforma.
Se quiser baixar os materiais oficiais da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, destinados ao PAP, basta acessar nossa área de downloads no link abaixo:
Perguntas e Respostas / Tira dúvidas IN 03/2024
Dúvidas sobre a Instrução Normativa SME Nº 03 de 19/01/24 – Apoio Pedagógico
Sim, O PAP pode manter todas as suas 25 horas/aula no contraturno do estudante, atuando com recuperação paralela. É importante observar as necessidades de atendimento das turmas do ciclo interdisciplinar, mediante análise dos dados de aprendizagem. Essa decisão deve ser tomada de forma coletiva (equipe gestora, docentes e PAP)
Todos os estudantes do Ciclo Interdisciplinar (4º, 5º e 6º anos) que constam no documento “Mapeamento dos estudantes”, apresentando:
➔ Hipóteses de escrita não alfabéticas;
➔ Nível de proficiência abaixo do básico nos resultados da Prova São Paulo;
➔ Dificuldades de aprendizagem nas avaliações internas da Unidade Educacional.
O PAP, excepcionalmente, pode atender estudantes matriculados em outros ciclos em duas situações:
➔ quando as turmas do Ciclo Interdisciplinar já são atendidas na extensão de jornada pelo Programa São Paulo Intergral (SPI);
➔ quando houver estudantes não alfabéticos nos anos 3º, 7º, 8º e 9º anos, em turma de contraturno, na perspectiva de Recuperação Paralela.
O projeto colaborativo do PAP acontece em dupla regência, em aulas ministradas pelos dois professores (PAP e professor da sala regular do Ciclo Interdisciplinar),
com o limite de até 3 horas/aula por semana, por turma, da seguinte forma:
➔ Em turma de 4º e 5º Ano: dupla regência entre PAP e o regente da turma (PEIF I);
➔ Em turma de 6º Ano: dupla regência entre o PAP e o regente da turma (Prof. de Ens. Fund. II e Médio) dos componentes curriculares Ciências Naturais, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática.
Não, as aulas planejadas em projeto colaborativo são para atendimento de TODOS os estudantes da turma, na perspectiva de recuperação contínua.
O professor designado na função de PAP deve organizar sua carga horária de forma que atenda estudantes em todas as 25 h/a de sua jornada, conforme Artigo 41, inciso I – “25h/a semanais com atividades próprias da função para atendimento aos estudantes”.
➔ Mínimo de 10 h/a no contraturno dos estudantes, na perspectiva de Recuperação Paralela;
➔ As demais 15 h/a, conforme a demanda dos estudantes, poderão ser distribuídas em contraturno (Recuperação Paralela) ou projeto colaborativo (Recuperação Contínua);
➔ Para o planejamento e registros do professor, poderão ser atribuídas ATÉ 10 h/a mensais a título de TEX.
➔ Turmas de 2h/a até 4h/a semanais e distribuídas em dois dias distintos;
➔ Turmas de no mínimo 12 e no máximo 15 estudantes;
➔ Nas EMEBSs, turmas de no mínimo 5 e no máximo 8 estudantes;
➔ Preferencialmente, no contraturno direto do estudante ou em horário articulado com outros projetos ofertados pela escola, evitando novo deslocamento do estudante
➔ Não. A turma de projeto colaborativo para dupla regência é atribuída ao PAP no início do ano, portanto, ele a acompanhará durante todo o ano letivo;
➔ O PAP poderá desenvolver mais de um projeto ao longo do ano, na turma atribuída de projeto colaborativo;
➔ A IN nº 03/24, organiza da seguinte forma o fluxo:
Sim, farão jus ao MODELO 6 da Portaria 5.845/2022, para fins de evolução funcional, o PAP que:
➔ Atuar em um período mínimo de 9 (nove) meses completos designados na função de PAP.
➔ Ter frequência igual ou superior a 85% da sua carga horária em atendimento aos estudantes.
➔ Realizar o acompanhamento dos avanças das aprendizagens dos estudantes e o registro periódico e sistematizado no SGP
➔ Não. A U.E. no mês de março envia para a supervisão escolar toda a documentação sobre os projetos da escola, incluindo o plano de trabalho do PAP.
➔ A Supervisão Escolar da Unidade aprova o plano de trabalho do PAP, em continuidade, em articulação com a equipe da DIPED.
➔ Não. Para compor a documentação para designação, o PAP entregará a PROPOSTA DE TRABALHO, conforme Anexo II, parte integrante da IN 03/24.
➔ O Plano de trabalho será encaminhado pelo diretor de Escola, via SEI, para análise da DIPED, que o encaminhará para o Supervisor da EU, até 30 dias após o ato oficial de designação, para compor o PPP da escola.
Logo abaixo deixo este documento produzido por SME/SP na íntegra para download: