rachel sheherazade e filho com tdah

Rachel Sheherazade, conhecida jornalista e participante do reality show “A Fazenda 15,” recentemente compartilhou uma parte de sua vida pessoal que tocou muitos corações: a revelação de que seu filho tem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH (veja o vídeo completo de sua fala no final)

Você verá neste artigo:

rachel sheherazade e filho com tdah

“Ele não consegue focar em uma coisa só!…” 

Rachel Sheherazade

Essa revelação trouxe à tona a importância de entender e apoiar crianças com TDAH tanto em casa quanto na escola. Você sabia que entre 5% a 8% da população mundial sofre deste transtorno?

Neste artigo, vamos explorar como pais e professores podem desempenhar um papel fundamental no auxílio às crianças que enfrentam esse desafio.

Compreendendo o TDAH: O que é e como afeta as crianças

O TDAH é um transtorno neurológico que afeta a capacidade da criança de se concentrar, controlar impulsos e regular o comportamento. Compreender as características do TDAH é o primeiro passo para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento da criança.

Qual o CID do TDAH?

O TDAH é classificado internacionalmente sob o código CID-10 (Classificação Internacional de Doenças, 10ª edição) como F90. A CID-10 é uma classificação médica usada para padronizar o diagnóstico de doenças e transtornos em todo o mundo. É importante que profissionais de saúde utilizem essa classificação para garantir um diagnóstico preciso e consistente.

Sintomas do TDAH

Os sintomas do TDAH podem variar em intensidade e manifestação, mas geralmente incluem:

Desatenção

Dificuldade em manter o foco em tarefas e frequentemente cometendo erros por descuido. Esquecimento de compromissos e objetos pessoais são comuns.

Hiperatividade

Inquietação constante, dificuldade em ficar sentado por longos períodos e a sensação de estar “ligado”.

Impulsividade

Tomar decisões precipitadas, dificuldade em aguardar a vez e interromper outras pessoas durante a conversa.

Apoio em Casa: Estratégias para Pais de crianças com TDAH

Educação e Aceitação

O primeiro passo é educar-se sobre o TDAH e os critérios de diagnóstico da CID-10. Converse com profissionais de saúde para entender o processo de diagnóstico. Aceitar o diagnóstico é fundamental, pois ajuda a eliminar estigmas e permite que a criança compreenda que não está sozinha em sua jornada.

Rotina e Estrutura

Crianças com TDAH se beneficiam de uma rotina consistente e estruturada. Estabeleça horários para atividades, como estudo, lazer e refeições. Uma agenda visual pode ajudar a criança a seguir a rotina de forma mais natural.

Comunicação Aberta

Mantenha canais abertos de comunicação com seu filho. Ouça suas preocupações e sentimentos, e esteja disposto a fazer adaptações quando necessário. Pergunte sobre suas preocupações e interesses, e esteja disposto a ouvir sem julgamento. A comunicação eficaz é essencial para a construção de relacionamentos saudáveis.

Recompensas e Reforço Positivo

Use recompensas e reforço positivo para incentivar comportamentos desejados e realizações. Isso pode motivar a criança a se esforçar mais. Certifique-se de que as recompensas sejam imediatas e proporcionais ao comportamento desejado, o que facilita a internalização de regras e comportamentos.

Limites Claros

Estabeleça limites claros e consequências para o comportamento inadequado. Certifique-se de que a criança entenda as regras e as consequências, e seja consistente na aplicação delas. Isso ajuda a criança a desenvolver um senso de responsabilidade.

Apoio Pedagógico na Escola: Como Professores Podem Ajudar estudantes com TDAH

Colaboração com a Família

A comunicação entre pais e professores é essencial. Trabalhe em conjunto para criar um ambiente de aprendizado que atenda às necessidades da criança. Compartilhe informações sobre o plano de tratamento, estratégias que funcionam em casa e quaisquer preocupações específicas. A colaboração entre a escola e a família é fundamental para o sucesso da criança com TDAH.

criança estudando com tdah

Adaptações na Sala de Aula

Faça adaptações na sala de aula para acomodar as dificuldades da criança com TDAH. Isso pode incluir estratégias de ensino mais interativas, redução de distrações visuais ou auditivas, e pausas regulares para movimentação. Estas adaptações ajudam a criança a se sentir mais à vontade e a aprender de forma mais natural.

Feedback Construtivo

Forneça feedback construtivo, destacando os esforços e as melhorias da criança. Isso aumentará a autoestima e a motivação. Use elogios específicos e positivos para reforçar o comportamento desejado. Incentivar pequenos passos na direção certa é essencial para construir a confiança da criança.

Estratégias de Gerenciamento de Comportamento

Desenvolva estratégias de gerenciamento de comportamento, como recompensas e sistemas de sinalização, para promover o controle das impulsividades. Considere a possibilidade de implementar um programa de reforço comportamental na sala de aula para auxiliar a criança a desenvolver habilidades de autorregulação.

Suporte Individualizado

Se necessário, considere o apoio individualizado, como um plano de educação individual (PEI) ou um 504 Plan, que fornecem acomodações e modificações específicas para ajudar a criança com TDAH a ter sucesso na escola. Esses planos são projetados para atender às necessidades únicas da criança, considerando seus desafios e pontos fortes.

Buscando Ajuda Profissional

Além do apoio em casa e na escola, é importante que as famílias busquem ajuda profissional. Terapeutas, psicólogos e psiquiatras especializados em TDAH podem oferecer orientação e terapias específicas para auxiliar no manejo dos sintomas. O diagnóstico do TDAH geralmente envolve a avaliação clínica e, às vezes, a realização de testes específicos, como o Teste de Avaliação de TDAH (TDAH teste), que pode ajudar a confirmar o diagnóstico.

Desafios e Estratégias de Longo Prazo

O TDAH é uma condição de longo prazo, e é importante que os pais e professores estejam preparados para enfrentar desafios contínuos. Algumas estratégias a longo prazo que podem ajudar:

Monitoramento contínuo

Continue monitorando o progresso da criança e faça ajustes nas estratégias conforme necessário. O desenvolvimento da criança é dinâmico, e o que funciona em um momento pode precisar de adaptação em outro.

Educação em Curso

Mantenha-se atualizado sobre pesquisas e informações relacionadas ao TDAH para garantir que as estratégias de apoio sejam as mais eficazes. A compreensão do TDAH está em constante evolução, e novas abordagens podem surgir ao longo do tempo.

Promoção da Autonomia

À medida que a criança cresce, incentive a autonomia e a autogestão. Ajude-a a desenvolver habilidades de organização e gerenciamento de tempo, permitindo que ela tome decisões mais independentes.

Promoção do Bem-Estar Geral

Certifique-se de que a criança esteja mantendo um estilo de vida saudável, incluindo dieta equilibrada, exercício físico regular e sono adequado. Esses fatores podem afetar significativamente os sintomas do TDAH e contribuir para o bem-estar geral da criança de forma natural.

Enfim, a revelação de Rachel Sheherazade sobre o TDAH de seu filho trouxe à tona a importância de compreender e apoiar crianças com esse transtorno. Pais e professores desempenham papéis vitais nesse processo, oferecendo amor, compreensão e estratégias específicas para ajudar essas crianças a atingirem seu pleno potencial.

Com o apoio adequado, as crianças com TDAH podem superar desafios e prosperar em suas vidas acadêmicas e pessoais. É essencial lembrar que cada criança é única, e o que funciona para uma pode não funcionar para outra. Portanto, a paciência, a empatia e a adaptação são chaves para o sucesso a longo prazo no apoio às crianças com TDAH. Ao trabalharmos juntos, podemos ajudar essas crianças a alcançar todo o seu potencial de forma natural e saudável.

@titozaffre

Pela primeira vez ela conta ao público que o filho e portador de uma doença crônica. #afazenda

♬ som original – Tito Zaffre

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Sobre o Autor

Prof. Elias
Prof. Elias

Formado em Letras/Português e suas Literaturas pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro e em Pedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco. NeuroPsicopedagogo, Autor de livro e Professor de Projeto de Apoio Pedagógico há 12 anos.

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