imagem com pergunta qual a diferenca entre neuropsicopedagogia e psicopedagogia
| |

Qual a diferença entre Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia?

A diferença é que a Neuropsicopedagogia combina a Psicopedagogia com os estudos das Neurociências e Neuropsicologia, enfatizando como o cérebro e o sistema nervoso influenciam o aprendizado, enquanto a Psicopedagogia combina conceitos da Psicologia e da Pedagogia para entender e intervir nos processos de ensino-aprendizagem.

Ambas são importantes para lidar com dificuldades de aprendizagem, mas a Neuropsicopedagogia busca uma compreensão mais biológica e neurológica, enquanto a Psicopedagogia se concentra mais nas questões emocionais, sociais e pedagógicas.

A Neuropsicopedagogia e a Psicopedagogia são áreas que lidam com o processo de aprendizagem, mas têm enfoques diferentes devido à base teórica e à perspectiva que utilizam.

Sumário

Psicopedagogia

Aborda as dificuldades de aprendizagem a partir de uma perspectiva psicológica e pedagógica. Sendo assim, visa compreender como a criança, o adolescente ou o adulto aprendem, identificando as dificuldades ou distúrbios de aprendizagem.

Enfoque

O foco está nas questões emocionais, cognitivas e comportamentais que afetam a aprendizagem, bem como nas estratégias pedagógicas para superar esses obstáculos.

Intervenção

As intervenções psicopedagógicas são voltadas para a correção ou prevenção de dificuldades de aprendizagem. Ela pode atuar tanto no ambiente escolar quanto em clínicas, auxiliando tanto o aluno quanto os professores e a família.

Campo de atuação

Mais voltado para instituições educacionais e clínicas voltadas para o suporte ao desenvolvimento cognitivo e emocional, com ênfase nas dificuldades de aprendizagem.

Neuropsicopedagogia

A abordagem foca no processo de aprendizagem relacionado ao funcionamento do cérebro e aos estudos das neurociências.

Enfoque

Foca nos processos cognitivos, como memória, atenção, percepção e linguagem, à luz de descobertas científicas sobre o funcionamento cerebral.

Intervenção

A abordagem neuropsicopedagógica se baseia nos conhecimentos da neurociência para criar estratégias que otimizem o aprendizado, levando em consideração o funcionamento cerebral e suas possíveis disfunções. Essa área não só analisa o comportamento do aluno, mas também investiga o funcionamento neural, fazendo uso de avaliações neuropsicológicas.

Campo de atuação

Além de clínicas e escolas, também pode atuar em pesquisas sobre o desenvolvimento cognitivo e em instituições que lidam com reabilitação cognitiva, transtornos neurológicos ou psiquiátricos.

Exemplo prático das diferenças entre Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia

Imagine que você está em uma escola, onde duas especialistas ajudam os alunos a superar dificuldades de aprendizagem. De um lado, temos a Psicopedagoga. Ela se senta com o aluno, ouve sobre seus desafios e, com base em sua experiência, trabalha para entender as questões emocionais, pedagógicas e sociais que podem estar influenciando o processo de aprendizado.

Seu foco é explorar como a mente do aluno funciona no contexto da aprendizagem e o que está dificultando o processo. Ela analisa fatores como o ambiente escolar, a interação com os professores e colegas, e até questões emocionais ou familiares.

Do outro lado, encontramos a Neuropsicopedagoga, que também trabalha para ajudar alunos com dificuldades de aprendizagem, mas com um foco mais específico no cérebro. Ela está equipada com conhecimentos mais profundos sobre as funções neurológicas. Imagine que ela é como uma investigadora do funcionamento do cérebro, focada em entender por que o cérebro de um aluno está processando as informações de maneira diferente.

A Neuropsicopedagogia investiga mais profundamente como as funções cognitivas (como atenção, memória e raciocínio) e as estruturas cerebrais afetam o aprendizado.

Assim, enquanto a psicopedagogia olha para a aprendizagem em um contexto mais amplo, a Neuropsicopedagogia faz uma ponte direta entre os processos neurológicos e a pedagogia, ajudando a adaptar o ensino com base no funcionamento cerebral do aluno.

Sendo assim, ambas trabalham juntas para encontrar soluções, mas com lentes diferentes: uma mais focada nos aspectos psicológicos e sociais, a outra no funcionamento cognitivo e neurológico.

Profissional da Neuropsicopedagogia é Médico?

Não, a Neuropsicopedagogia não é uma especialidade médica. Embora tenha uma base sólida no estudo das funções neurológicas e cognitivas, o neuropsicopedagogo não é um médico. Ele é um profissional da educação que se especializa na interface entre a neurociência e a pedagogia. Seu papel é investigar como os processos cerebrais, como memória, atenção e linguagem, afetam a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo dos alunos.

O médico neurologista ou neuropsicólogo são profissionais médicos e de saúde mental que lidam diretamente com diagnósticos de doenças neurológicas ou condições cognitivas. O neuropsicopedagogo, por outro lado, atua mais no campo educacional, buscando estratégias pedagógicas e intervenções que ajudem a melhorar o aprendizado com base no conhecimento do funcionamento do cérebro, mas sem realizar diagnósticos clínicos ou tratamentos médicos.

Por isso, a Neuropsicopedagogia está mais ligada à educação do que à medicina.

Posts Similares