sobrecontagem

A sobrecontagem é a técnica de que envolve continuar a contagem a partir de um número já conhecido, sem precisar recomeçar do início. É como quando você coloca um número “na cabeça” e prossegue a contagem a partir dele. Vamos entender melhor como isso funciona na prática.

Imagine a seguinte situação: o professor pede a um aluno para fazer uma soma simples usando os dedos, por exemplo, 5 + 1. O aluno começa a contagem do 1 até o 5 e depois acrescenta 1, resultando em 6. Nesse caso, ele não utilizou a sobrecontagem. Se tivesse usado, começaria a contagem diretamente do 5, somando 1 e obtendo 6 de forma mais eficiente.

Essa técnica é particularmente útil em situações mais complexas. Por exemplo, se o aluno precisa somar 23 + 5, ele provavelmente não terá “23 dedos” para contar e buscará alguma outra forma de apoio, o que pode não estar disponível no momento. A sobrecontagem ajuda a evitar essa dificuldade, pois permite que o aluno continue a contagem a partir do número maior, economizando tempo e esforço.

Sendo assim, para promover a prática da sobrecontagem, é fundamental que os professores trabalhem essa forma de raciocínio matemático regularmente com os alunos, apresentando situações estáveis e progressivas. Isso facilita o entendimento e a aplicação dessa técnica no dia a dia.

Portanto, é crucial que os educadores estejam atentos durante a sondagem e avaliação diagnóstica para verificar se o aluno a domina. Pois, dominar essa técnica contribui significativamente para o desenvolvimento do raciocínio matemático e do cálculo mental dos estudantes.

Sumário

A importância da Sobrecontagem na compreensão numérica infantil

A ideia do sucessor de um número desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da habilidade de sobrecontagem nas crianças. Esse conceito ajuda a criança a entender que é possível adicionar um número a uma quantidade existente sem a necessidade de recontar tudo para descobrir o novo total. Na base da sobrecontagem está o princípio da inclusão hierárquica.

Constance Kamii, em suas observações, destaca que a competência para reconhecer o sucessor de um número está relacionada não apenas à capacidade de enumerar, mas também à habilidade de perceber que o sucessor pode ser obtido a partir do número “imediatamente anterior” na sequência numérica, utilizando a operação de “mais um”. Uma vez que a criança conta os objetos de uma coleção, é possível avaliar se ela consegue contar os objetos adicionais para determinar o novo total sem recontar todos os elementos da coleção.

Quando uma criança é capaz de realizar a sobrecontagem e entender que a nova quantidade está “incluída” na anterior, ela demonstra um nível de compreensão numérica mais avançado em comparação com aquela que precisa recontar todos os objetos da coleção aumentada. Isso indica um progresso significativo na construção do conhecimento matemático.

Portanto, é uma habilidade essencial no desenvolvimento cognitivo infantil, pois permite à criança trabalhar com números de forma mais eficiente e compreender melhor a estrutura numérica. Essa competência não só facilita operações matemáticas básicas, mas também prepara a criança para conceitos matemáticos mais complexos no futuro.

Ao reconhecer a importância da sobrecontagem, educadores podem melhor direcionar suas estratégias pedagógicas para fomentar essa habilidade nas crianças, promovendo um entendimento mais profundo e intuitivo da matemática desde cedo.

A sobrecontagem contribui para o desenvolvimento gradativo da capacidade de realizar cálculos mentais.

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Como trabalhar com a Sobrecontagem em sala de aula

Utilizando o Quadro numérico

O quadro numérico pode ser uma grande ferramenta para se trabalhar os procedimentos de contagem e sobrecontagem.

quadro numerico
Quadro numérico

Sendo assim, algumas sugestões são:

  • Permitir que observem as regularidades do quadro, como, por exemplo, as dezenas, que alteram seu primeiro número, mas na sequência repetem a mesma ordem da anterior, seguindo de 0 a 9 novamente até a próxima dezena:
regularidade do quadro numerico para ensinar sobrecontagem
  • Pedir que observem as diferenças entre quantidades ou distâncias entre pontos de uma linha ou coluna;
  • Pedir que visualizem a ordem, a representação da amplitude de intervalos numéricos e o sentido das variações entre dois números;
  • Chamar a atenção para a sequência numérica ordenada a partir de números em localizações diferentes;
  • Elaborar processos de cálculo antes do domínio de uma técnica operatória (como por exemplo: para calcular 32+9, basta partir do quadro 32 e contar outros 9) isto é, utilizar a sobrecontagem);
  • Pedir que identifiquem os múltiplos (que também são resultados de tabuadas), pois o quadro permite identificar facilmente os múltiplos (por exemplo de 10 em 10).

Descobrir o número oculto

Essa atividade consiste em ocultar um número em uma operação, por exemplo: X + 3 = 8, e pedir que falem o valor de X, assim, ele não terá como contar desde o início, e sim, a partir do valor de X. Essa atividade poder ser feita na lousa com a apresentação da operação, ou de forma mais lúdica, como por exemplo, com uma caixa, funciona assim:

  • Você coloca um número misterioso sem revelar qual é, e diz que este somado com outro dá um determinado resultado. O estudante tem que adivinhar qual é este número escondido na caixa. Exemplo: Coloquei o número 5 sem o estudante saber, e digo que este número, mais 5 dá 10, e assim o estudante faz seus cálculos e responde. Por não ter a quantidade inicial ele terá que contar a partir de, ou seja, praticar a sobrecontagem.

Jogos com dados

Utilizando dados (que não sejam com pontinhos, e sim números), você pode jogá-los e depois pedir que somem, observando para que não iniciem a contagem desde o início. Como os dados vão até 6 (padrão), as contas de soma são mais fáceis para quem ainda não domina a sobrecontagem.

Caso queira se aprofundar mais sobre o Raciocínio Matemático, veja esta outra postagem do BLOG:

Sobre o Autor

Prof. Elias
Prof. Elias

Formado em Letras/Português e suas Literaturas pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro e em Pedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco. NeuroPsicopedagogo, Autor de livro e Professor de Projeto de Apoio Pedagógico há 12 anos.

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